Let performance thrive: Intel® Conference 2013

Junte-se a nós na cidade mais próxima a você e participle deste evento exclusivo e gratuito para líderes da indústria de software.

Mantenha-se à frente da concorrência – libere o poder do novo coprocessador Intel® Xeon Phi™ e leve suas aplicações paralelas e de alto desempenho para o mais alto patamar.

Veja a agenda completa ›

São Paulo, Brasil

São Paulo, Brasil

6 de Agosto
 

REGISTRE-SE JÁ

UNESP - Núcleo de
Computação Científica
(NCC)

Rua Dr. Bento Teobaldo
Ferraz 271 - Bloco II -
Térreo Barra Funda -
São Paulo - SP

Rio de Janeiro, <br>Brasil

Rio de Janeiro,
Brasil

12 de Agosto

REGISTRE-SE JÁ

COPPE – UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2030,
Centro de Tecnologia,
Bloco G
Prédio do Centro
de Tecnologia
Ilha da Fundão -
Rio de Janeiro - RJ

Dúvidas?

Para esclarecer dúvidas sobre o evento, por favor entre em contato com Luciano PalmaLuciano.palma@intel.com

  • 6 de Agosto e 12 de Agosto:

    Para líderes da indústria de software ›

    7 de Agosto e 13 de Agosto:

    Para Desenvolvedores de Software C/C++ e Fortran ›

    Vagas limitadas para os dias 7 de Agosto e 13 de Agosto. Em caso de disponibilidade de vagas, você será contatado por email até 5 dias antes do evento para confirmer sua vaga. Para maiores informações, entre em contato com Luciano Palma – Luciano.palma@intel.com.

  • 8:30 - 9:00 a.m.

    Recepção

  • 9:00 - 9:15 a.m.

    Introdução

  • 9:15 - 10:00 a.m.

    Computação Paralela: Benefícios e Desafios

    Luciano Palma

    O paralelismo é fator crítico para o desempenho em tarefas de computação intensa. Discutiremos como obter o máximo desempenho através de paralelismo e os principais pontos de atenção.

  • 10:00 - 10:45 a.m.

    Introdução ao coprocessador Intel® Xeon Phi™

    Leonardo Borges

    O processador Intel® Xeon Phi™ é a mais nova solução Intel para a computação de alto desempenho. Nesta sessão apresentaremos este coprocessador com tecnologia de ponta e com até 61 núcleos de processamento.

  • 10:45 - 11:00 a.m.

    Intervalo

  • 11:00 - 11:45 a.m.

    Vetorização e Otimização de Código

    Luciano Palma

    Para tirar proveito do paralelismo, seu código deve estar preparado para usar os recursos mais avançados do hardware, como as extensões para processamento de vetores (AVX).

  • 11:45 a.m. - 12:30 p.m.

    Modelos de Programação Paralela

    Werner Krotz-Vogel

    Nesta sessão introduziremos os recursos que ajudam desenvolvedores a escrever código paralelo eficiente com o mínimo esforço, como os Intel® Threading Building Blocks, Intel® Cilk Plus™, bibliotecas de domínios específicos e padrões estabelecidos.

    (Sessão apresentada em Inglês, sem tradução simultânea)

  • 12:30 - 14:00 p.m.

    Almoço e Networking

  • 14:00 - 14:45 p.m.

    Identificando Hotspots e Intel® VTune™ Amplifier

    Luciano Palma

    O Intel® VTune™ Amplifier é uma ferramenta ponderosa que ajuda os desenvolvedores a otimizar seu código, identificando hotspots e mostrando quais partes do código são as mais importantes para aperfeiçoar suas aplicações.

  • 14:45 - 15:30 p.m.

    Intel® MPI Library e OpenMP*

    Werner Krotz-Vogel

    O OpenMP* reduz o esforço necessário para o desenvolvimento de software paralelo. O Intel® MPI permite tirar vantagem de todos os recursos de seu hardware.

    (Sessão apresentada em Inglês, sem tradução simultânea)

  • 15:30 - 15:45 p.m.

    Intervalo

  • 15:45 - 17:00 p.m.

    Ferramentas de Desenvolvimento Intel® (Intel® Advisor, Intel® Inspector, Intel® Trace Analyzer e Collector)

    Leonardo Borges

    Introduziremos nesta sessão as ferramentas que ajudam os desenvolvedores a escrever código paralelo eficiente e aumentar a qualidade do código e o desempenho das aplicações.

  • 17:00 - 17:45 p.m.

    Encerramento e Networking

  • 8:30 - 9:00 a.m.

    Recepção

  • 9:00 - 9:15 a.m.

    Introdução

  • 9:15 - 10:00 a.m.

    Arquitetura do coprocessador Intel® Xeon Phi™

    Luciano Palma

    Esta sessão esclarecerá como a Intel implementou 61 núcleos de processamento em um único chip, compartilhando suas caches através de um anel de interconexão de altíssima velocidade e ampliando os registros de vetorização para 512 bits.

  • 10:00 - 10:45 a.m.

    Do Multicore ao Manycore: Práticas de Configuração, Compilação e Execução no coprocessador Intel® Xeon Phi™

    Leonardo Borges

    Uma das principais vantagens da arquitetura do coprocessador Intel® Xeon Phi™ é que desenvolvedores podem migrar rapidamente suas soluções das plataformas multicore x86 existentes para a poderosa plataforma manycore. Esta sessão mostrará como é simples realizar esta evolução.

  • 10:45 - 11:00 a.m.

    Intervalo

  • 11:00 - 11:45 a.m.

    Intel® Cluster Studio XE 2013

    Werner Krotz-Vogel

    A Intel oferece uma gama de modelos de programação paralela. Nesta sessão, apresentaremos alguns destes modelos de uma forma prática, otimizando código e implementando paralelismo com Intel® Cilk™ Plus, Intel® Threading Building Blocks, coarray, Intel®, Math Kernel Library e Intel® MPI.

    (Sessão apresentada em Inglês, sem tradução simultânea)

  • 11:45 a.m. - 12:30 p.m.

    Intel® VTune™ Amplifier

    Leonardo Borges

    Após escrever código paralelo, é importante verificar se ele está tirando proveito de todos os recursos do hardware. Esta sessão mostrará como identificar hotspots com o VTune™ Amplifier e como agilizar seu processo de otimização de código. (Inclui demonstrações e casos práticos de uso).)

  • 12:30 - 13:45 p.m.

    Almoço e Networking

  • 13:45 - 14:30 p.m.

    Intel® Inspector e Intel® Parallel Advisor

    Leonardo Borges

    O Intel® Inspector detecta erros de código e brechas de segurança no início do ciclo de desenvolvimento, encontrando leaks e corrupção de memória e identificando data races e deadlocks. O Intel® Parallel Advisor identifica os trechos de código serial que mais consomem tempo, insere anotações para avaliar a adição de paralelismo e analisa problemas que podem derivar do paralelismo proposto.

  • 14:30 - 15:15 p.m.

    Intel® Trace Analyzer e Collector (ITAC)

    Werner Krotz-Vogel

    O ITAC é uma poderosa ferramenta para entender o comportamento de aplicações MPI. Ele analisa e coleta dados relativos a gargalos e hotspots de desempenho. Esta sessão apresentará a ferramenta e incluirá preciosas dicas sobre scalable process startup, aplicações híbridas OpenMP*/MPI e process/thread pinning.

    (Sessão apresentada em Inglês, sem tradução simultânea)

  • 15:15 - 17:45 p.m.

    Atividade Prática ("hands-on")

    Rogério L. Iope (UNESP)

    A atividade prática permitirá experimentar com suas próprias mãos os benefícios do coprocessador Intel® Xeon Phi™ e das ferramentas da Intel para paralelismo e computação de alto desempenho.

  • 17:45 - 18:00 p.m.

    Encerramento e Networking

  • Luciano Palma

    Luciano Palma

    Community Manager da Intel do Brasil e professor na pós-graduação do Senac.

    Community Manager da Intel para Servidores e HPC. Envolvido com Mídias Sociais há 4 anos, palestra em diversos eventos sobre o tema. Trabalhou 8,5 anos na Microsoft do Brasil, e sua experiência também inclui 4 anos na Inglaterra e na Itália, desenvolvendo software para tratamento de imagens digitais. É Engenheiro Eletrônico pela E. E. Mauá, com MBA pela FGV.

  • Leonardo Borges

    Leonardo Borges

    É integrante do Software and Services Group da Intel
    desde 2005.

    Baseado em Houston, Texas, sua especialização é em análise de performance e otimização de sistemas e programas, com ênfase na industria de petróleo e gás. Leo vem trabalhando na área de computação de alto desempenho (HPC) nas duas últimas décadas. Durante sua carreira, ele também desenhou e desenvolveu bibliotecas matemáticas amplamente usadas na indústria privada. Sua formação é em ciência da computação (Doutorado Texas A&M) e matemática aplicada (Mestrado USP São Paulo).

  • Werner Krotz-Vogel

    Werner Krotz-Vogel

    Engenheiro de Marketing Técnico para Tecnologias de Software para Clusters da Intel.

    Werner estudou astrofísica em Colônia (Alemanha) e tornou-se um especialista em arquiteturas de computação paralela para a indústria de automação. Foi Gerente de Projeto de Sistemas para o primeiro supercomputador paralelo, SUPRENUM. Durante mais de uma década em Pallas, como especialista para ferramentas de desempenho, Werner contribuiu para padrões como PARMACS e MPI, além de ajudar o Intel® Trace Analyzer and Collector e o Intel® Cluster Toolkit atingirem posições de liderança no mercado de ferramentas de desenvolvimento de software paralelo. Atualmente, Werner trabalha com tecnologias de software para clusters na divisão de Soluções de Software Corporativo da Intel.

  • Rogério L. Iope

    Rogério L. Iope

    Engenheiro de Sistemas do Núcleo de Computação Científica da UNESP

    Rogério Iope é bacharel em Física Aplicada (ênfase em Instrumentação e Microeletrônica) e doutor em Engenharia Elétrica (ênfase em Computação e Sistemas Digitais) pela Universidade de São Paulo (USP). Durante seu doutorado trabalhou como assistente de pesquisa no São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), grupo formado por pesquisadores que atuam na área de Física e Altas Energia e participam de grandes colaborações internacionais ligadas aos aceleradores Tevatron do Fermilab e LHC do CERN. Desde 2009 é engenheiro de sistemas do Núcleo de Computação Científica da Unesp, tendo participado do projeto e construção do data center e do GridUnesp, uma estrutura computacional distribuída com unidades instaladas em sete diferentes campi da Unesp e interligadas por uma rede óptica dedicada. É membro da Colaboraçao CMS do experimento LHC do CERN desde 2006, sendo atualmente o representante da participaçao brasileira no projeto LHCONE (LHC Open Network Environment), uma rede virtual que visa interligar os cerca de 150 centros de processamento de dados espalhados pelo mundo que participam do processamento do experimento LHC do CERN.

Inscreva-se no evento Intel® Software Conference 2013 na cidade mais próxima a você. É grátis!

Enviar

Obrigado por sua inscrição no evento Intel® Software Conference 2013.
Você receberá um email de confirmação em breve.

Aguardamos você em breve!